Ser Jh

Ser Jh (Juventude Hospitaleira)

Ser Jh, é ser "anormal"! 
Como a nossa Mãe (Ir. Laurinha) disse num decomentário, que as Irmãs Hospitaleira do Sagrado Coração de Jesus, ou simplesmente todos os religiosos e religiosas são anormais, porque a vida deles destacam-se pela anormalidade. Por isso eu como Jh (Jovem Hospitaleiro) digo que nós Jh's somos anormais!

Mas o que é a Jh?
A Juventude Hospitaleira (JH) foi fundada a 1 de Janeiro de 1988, é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmão de S. João de Deus (OH), onde o principal objetivo era e é levar aos jovens o mundo da hospitalidade. A vida de nós jovens hospitaleiros é marcado pelas experiências de ajuda, serviço, oração, dedicação e carinho ao próximo.

A minha experiência como Jh?
Eu conheci a Jh em 2008 no mês de Fevereiro, e sou Jh desde Agosto do mesmo ano. A minha vivência como Jh teve altos e baixo, como é normal, mas com a ajuda da restante família (Jh's, ISCJ) ajudaram-me a voltar ao cais.
Para além da Jh ter me ajudado muito a crescer como pessoa e como cristã, ajudou-me a ver outro lado da vida, ajudou-me a perceber que a vida nem sempre é um mar de rosas e que há pessoas que têm tão pouco (muito, mas muito menos que nós!) e mesmo assim não deixam de sorrir e de ser fortes.
Aprendi que a Jh não é apenas um movimento juvenil, é uma família que nos ajuda a ser HOSPITALEIROS seja dentro das casas e do grupo, seja fora (que é muito mais difícil). Aprendi que devemos ter muitos valores na nossa vida, como o acolhimento, amizade, respeito, mas principalmente a Hospitalidade em tudo aquilo que nós fazemos. 
Na minha caminhada de Jhá nomes, há PESSOAS que marcaram e marcam a diferença e sem elas não conseguiria ser quem sou hoje, claro que toda a família tem grande importância, mas queria apenas deixar um OBRIGADO a estas pessoas: 
  • André Teixeira (Um exemplo, um irmão, que nunca se cansa de ser e dar a hospitalidade, afinal ele "é feliz a fazer os outros felizes", é uma estrelinha que ilumina quando tudo está escuro)
  • Ir. Fernanda (Alguém que quando abre a bouca só sai palavras mágicas, alguém que nunca para de conseguir nos tocar e fazer-nos crescer, alguém que parece um anjo descido do céu) 
  • Ir. Gorete (Alguém com a sua simplicidade e simpatia consegue transmitir o seu amor por nós, pelos utentes e por ELE)
  • Catarina Caldeira (apesar de tudo)
  • Catarina Nóbrega (que está comigo desde os primeiros momentos)
  • Marta Batista (Uma amiga, um Anjo, um ombro, alguém que nunca se cansa de ser hospitaleira e cristã, e que acredito que ainda vai ser ihscj :P)
  • Liliana Ferreira (Minha afilhada querida, que me mostra que ainda tenho muito para dar, e que nunca me abandona e faz com que eu me sinta mais responsável :P)
  • Laura Carvalho (Mesmo tendo feito apenas uma atividade com ela, foi uma pessoa que me marcou, marcou por me mostrar que tenho algo de bom, e mostrou-me com consigo fazer a Hospitalidade não apenas dentro)
Quem foram os fundadores da Jh?
Os fundadores da Juventude Hospitaleira em Portugal foram a Ir. Laurinda Faria (IHSCJ) e o Ir. Augusto Gonçalves (OH). Mas a Jh também tem como fundadores, os fundadores destas duas congregações, S. João de Deus (fundador da Ordem dos Irmãos de S. João de Deus) 


e S. Bento Menni, Maria Josefa e Maria Angustias (Fundadores da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus).



E tu? Não queres ser Jh?
Pois, se calhar tens MEDO de ser "anormal", tens MEDO de receber muitos beijinhos e abraços, tens MEDO de te sentires interpelado por Jesus, tens MEDO do que os outros vão dizer, tens MEDO de te dar, tens MEDO de te sentires amado?! NÃO? Então, VEM! Vem conhecer esta família que tanto espera por ti!!
Porque nós acreditamos que conseguimos MUDAR O MUNDO!


Procura e informa-te no nosso site (www.juventudehospitaleira.org)  ou facebook (http://www.facebook.com/JuventudeHospitaleira).







Comentários

Mensagens populares deste blogue

O amor de Mãe

Tela Branca

Amizade